terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Na Ponta da Língua -Adilson Augusto

O segundo conto da coletânea é "Na Ponta da Língua" de autoria de Adilson Augusto.

Trata-se de um torcedor são-paulino que durante o jogo se surpreende proferindo um insulto racista contra um jogador negro.

As últimas linhas do conto: "Foram minutos de reflexão que não deveria esquecer, a noção de que o racismo estava em mim, num momento de pura euforia."

É a mesma linha do conto do Sacolinha, esse tipo de abordagem não ajuda, não sei no que isso contribui para valorização da raça negra. Para 99% da população brasileira, os negros podem ser "racistas", ou seja, a maioria das pessoas não tem oportunidade ou não se interessa em pesquisar o conceito de racismo, suas interfaces e dinâmica. Já ouvi "n" vezes que "Fulano é racista, não gosta de negro" ou "Fulano é racista, tem vergonha da propria cor" se referindo a uma pessoa negra. Sabemos que não existe "negro racista", o racismo é um conceito que tem no seu escopo a hegemonia, é uma estrutura sistêmica, como definiu Carlos Moore, e o negro que porventura não tenha apreço por pessoas brancas ou que tem vergonha de sua cor é apenas vítima das consequências do racismo. O racismo não se confunde com consequência do racismo. Infelizmente nem todas as pessoas tem essa mentalidade, é por isso que volta e meia alguém diz que "Pelé era racista por não reconhecer a filha negra".

Essa abordagem superficial da consequência psicológica do racismo nas pessoas negras não ajuda a conscientizar, é uma abordagem perigosa que pode virar uma arma diabólica na mão dos racistas. Triste, o conto só mostrou negros com comportamentos racistas sem explicar a razão, a origem dessas atitudes. É complexo demais para deixar a conclusão a critério de quem ler. Tem que explicar ou no mínimo insinuar. Por mais óbvio que seja, tem que explicar sim, deixar tudo às escuras. Tenho pena da criança ou do adolescente ingenuo que ler isso, seja negro ou branco. Se for branco, sairá dizendo que "os próprios negros são racistas", e se for negro sairá dizendo que "o racismo é culpa nossa".

Nenhum comentário:

Postar um comentário